sábado, 27 de agosto de 2011

Horizontes blues festival


O festival, que chega à sua quarta edição, é fruto da perseverança e obstinação daqueles que trabalham pela divulgação e promoção do blues em Belo Horizonte.(fonte)

26/08/2011 - Materiais de divulgação do evento

O Horizonte Blues Festival incentiva o público a conhecer a história, dos ritmos musicais mais consagrados do planeta e seu legado cultural. A realização coletiva blues gerais, visa mostrar o blues produzido em Minas Gerais, familiarizar o público, estimular o gostar e ficar atento a onde pode ir, ouvir, adquirir e ver shows destes artistas que compõe o cenário mineiro e internacional, a oportunidade de confraternizar e conhecer um pouco do trabalho de cada um, promover este intercâmbio de possibilidades constante de parcerias.

O Horizonte Blues Festival faz um tributo à Robert Johnson, gênio do blues neste ano do centenário de nascimento. Como uma profecia, Johnson nasceu e cresceu no Mississippi, um dos berços do Blues. Começava então, uma história marcada por um talento, lendas que cercam sua vida, precocemente encerrada aos 27 anos. Um tributo ao autor de canções imortais como Me and the Devil Blues, Traveling Riverside Blues, Love in Vain, Crossroads, They’re Red Hot e mostra que os acordes de Jonhson ainda ecoam por terras distantes,das margens do Mississípi às montanhas das Minas Gerais. O HBF 2011 terá o palco para Jam session com artistas da viola ao hiphop, dando mostra da importância do blues para musica radiofônica aos dias de hoje denominada cultura pop.

Cada Um Do Seu Jeito 1

Data: 27 de Agosto
Horário: 11 às 20h
Local: SESC Desportivo - Rua Teófilo Otoni, 433 - Carlos Prates
Belo Horizonte - MG
Entrada Franca (Obs.: sujeito a lotação da casa)
Tel: (31) 3279-1443/1453
Produção: (31) 8678-5771 e 9275-9406
Site: www.horizontebluesfestival.com.br/

Bandas
Orfeu e os Alquimistas
Sallamandra Blues & Cia,
Sheep Whiskey and Hard Blues,
Little Trouble,
Yer Blues,
Taxman Blues,
Triblues,
Renato Caetano & Banda.


Cada Um Do Seu Jeito 2

Dia: 07 de Setembro (Feriado)
Horário: das 10h00 às 17h00
Local: Parque Municipal das Mangabeiras (Teatro de Arena)
Acesso: nas portarias (Norte/Sul/Caraça) - Entrada Franca
Informações: (31) 3277-8277
Prod.: (31) 8678-5771 e 9275-9406
Site: www.horizontebluesfestival.com.br/

Bandas
Cevada Blues,
Blues Gerais,
Cipó do Mato,
Cromossomo Africano,
Shellão & Lobo Blues Band,
Black Bone Blues,
Legado Blues, com participação Gabi Mello.



Para ouvir e celebrar o blues (Carlos Andrei Siquara, Jornal 'O Tempo', 23/08/2011)

Colocar novas bandas em circulação e trazer outras mais distantes dos holofotes de volta à cena tem sido um dos principais objetivos do Horizonte Blues Festival, que chega à quarta edição na capital mineira sediado em três espaços: o Centro Cultural Padre Eustáquio, o Sesc-MG e o Parque Mangabeiras. Idealizado pelo baterista da banda Legado Blues, Aristóteles Caetano, o evento busca abrir espaço para artistas que impulsionam o blues e o jazz instrumental em suas mais variadas vertentes.

"Há algum tempo, parecia que o público de Belo Horizonte carecia de ter um espaço para o blues, onde se pudesse ouvir não só esse gênero, mas também outros tipo de música instrumental, como o jazz. Então, o projeto veio para preencher uma lacuna e criar um estímulo para que tantos bons artistas em Minas Gerais pudessem dar continuidade aos seus trabalhos pessoais", lembra Caetano, que também é o curador do festival.

Ele observa que, embora o cenário tenha melhorado desde 2004 - especialmente pela realização de várias iniciativas centradas na música instrumental e no jazz -, é importante manter ativo o contato entre artistas veteranos, os mais novos e o público, a seu ver, cada vez mais presente nos shows.

A partir dessa proposta, Caetano concebeu o line up da programação que será realizada no Sesc-MG e irá abarcar, até o dia do encerramento (7/9), no Parque das Mangeiras, 16 grupos.

"A seleção sintetiza bem o foco do Horizonte Blues. Traz uma moçada mais antiga como O Sallamandra Bues & Cia Groove, que deu uma parada há uns cinco anos, mas voltou agora. Está presente também o Sheep Whiskey and Hard Blues e o Triblues, que possui um trabalho mais acústico e bastante interessante, além do Cipó do Mato", completa o curador.

Da nova safra, ele destaca o Cevada Blues, formada por integrantes de Ouro Preto e Belo Horizonte, o Cromosso Africano, e a cantora Gabi Mello, dentre outros. "A Gabi é novata, mas já mostra uma personalidade bastante madura", acrescenta Caetano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário